9 de junho de 2007

Será que Freud explica?



Para entendermos a respeito de Freud, vou colocar um pouco de sua biografia, para que possamos fazer uma ligação com as teorias de Freud com o Surrealismo!
Freud foi o criador da psicanálise nasceu em 06/05/1856 em Freiberg, atual Pribor (República Checa), e faleceu em 23/09/1939, Londres.

Freud era aluno da faculdade de medicina da universidade de Viena, onde passava maior parte de seu tempo nos laboratórios de neurofisiologia, realizando suas pesquisas.
Ao se formar, trabalhou no Hospital Geral de Viena com o neurologista francês Jean-Martin Charcot, que mostrou o uso da hipnose para ele. Em 1895 em parceria com Joseph Breuer publicou o “Estudo sobre Histeria”, descrevia a teoria de que emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, e que poderiam desaparecer se os pacientes pudessem se expressar. Desenvolveu então uma técnica, que os pacientes são convidados a falar o que lhe vem à mente revelando memórias reprimidas.
Já em 1899, publicou “A interpretação dos sonhos” onde afirmava que os sonhos são “a entrada mestra para o inconsciente”, um mundo que oculta o interior de cada um, comandando seu comportamento.
Podemos parar por aqui na biografia de Freud, já que checamos no ponto de ligação com o Surrealismo, uma de suas definições é a seguinte:


“Surrealismo: Puro automatismo psíquico, através do qual se pretende expressar, verbalmente ou por escrito, o verdadeiro funcionamento do pensamento. O pensamento ditado na ausência de todo o controle exercido pela razão, e à margem de qualquer preocupação estética ou moral.”


Freud foi com certeza a origem do interesse dos artistas sobre o automatismo, sobre as interpretações dos sonhos e de expressa-los, que no surrealismo era totalmente liberto por meio da pintura e escrita, eram fascinados por temas e sentimentos, liberavam a criatividade do inconsciente. André Breton que foi um dos principais fundadores da teoria do Surrealismo afirmou que sua meta era “solucionar as contradições existentes entre sonho e realidade, transformando-as em realidade absoluta, uma super-realidade”.


Tudo isso fica extremamente marcado principalmente nas obras de Salvador Dalí, que em suas obras tentava ilustrar seus sonhos e seus medos.
“O sonho não pode ser também aplicado à solução das questões fundamentais da vida?”
(fragmento do Manifesto do Surrealismo de André Breton, francês que lançou o movimento).


Será que hoje alguém tem a coragem de expressar seus sonhos ou até mesmo suas idéias de forma tão Surrealista? Será que nesta sociedade que vivemos atualmente temos espaço para isso? Acho que nem Freud tem resposta para isso, já que até hoje suas idéias causam polemicas!

Fonte de pesquisa:
"Conceito da arte moderna" - Nikos Stangos
Site Uol e Enciclopédia da Folha

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV Digital, I hope you enjoy. The address is http://tv-digital-brasil.blogspot.com. A hug.