21 de abril de 2007

Histórias


Em cima do trabalho proposto pelo professor sobre as peças gregas fizemos uma ligação entre as histórias antigas que acreditamos representar muito a sociedade da época e acontecimentos atuais divulgados na mídia para provar que a sociedade não mudou tanto assim.

Édipo Rei (Sófocles) – Antigo: Édipo, famoso por ter resolvido o enigma da Esfinge, mas ainda mais notório por sua relação incestuosa com sua mãe. Atual: Publicação da revista Veja em 14 de março de 2007 “ Irmãos e amantes: Alemães com quatro filhos de relação incestuosa pedem à Justiça reconhecimento como casal”.

Assembléia de Mulheres (Aristófanes) – Antigo: Sátira de um Estado imaginário administrado pelas mulheres, no qual tudo é de todos e as velhas têm prioridade para reclamar o amor dos jovens. Atual: Publicação na página Último Segundo do IG em 20 de Abril de 2007 “Ser mulher, um argumento pouco eficaz para a candidata Ségolène Royal: Dentre as razões para eleger Ségolène Royal à presidência da França está o fato de ela ser mulher, sinal, segundo a candidata, de uma verdadeira mudança, mas este argumento não parece decisivo para motivar os eleitores, e muito menos as eleitoras”.

Lisístrata, A Greve do Sexo (Aristófanes) – Antigo: Lisístrata, obra especialmente alegre, em que as mulheres de Atenas, cansadas das guerras constantes e da ausência de seus maridos, resolvem fazer uma greve de sexo até que os homens optem definitivamente pela paz. Atual: Publicação no site mundo estranho em 21 de abril de 2007 “ Na Colômbia: Greve de sexo para protestar contra à violência”.

Medéia (Eurípedes) – Antigo: Medéia casada com Jasão, conhecedora dos segredos de todas as artes ocultas. É abandonada pelo esposo que se casa com outra e se vinga da traição matando seus próprios filhos com o ex. Atual: Publicação no site do Jornal Mossoroense em 21 de abril de 2007 “Homem executa a mulher e depois de ferir os filhos se mata: Dominicio Soares dos Santos movido por uma forte crise de ciúme e não querendo aceitar se separar da mulher, a matou, tentou fazer o mesmo com os filhos e no final se enforcou”.

Fedra (Racine) – Antigo: Fedra, esposa de Teseu, é prisioneira das trevas de um amor absolutamente proibido – ama Hipólito, seu enteado –, foge da luz do dia e se debate entre a loucura, a exaltação, a inveja, o ódio, a autopunição e a vergonha pública. Atual: Sala de bate-papo em data não divulgada: Mulher de 30 anos alega estar apaixonada pelo enteado de 19. Apelido: desesperada.

Um comentário:

Anníbal Montaldi disse...

Meninas e Menino!
Foram incríveis nesta pesquisa e busca.
Realmente, superaram-se!
Estão de parabéns!
Pena, faltou uma imagem...
Abraço
Anníbal Montaldi